Se trabalhar 40 horas por semana em um trabalho que você odeia para poder pagar suas contas no fim do mês e viver apressado e cansado por causa de horários estipulados à sua vida se encaixam na sua definição de liberdade, então eu acho que eu sou um cara muito livre. Ultimamente eu não consigo passar uma hora sequer pensando em outras coisas que eu gostaria de estar fazendo ao invés de estar nesse escritório, ou sem contar quantas horas e minutos faltam para eu poder ir embora. Pensando nesse tipo de coisa, eu pensei em duas soluções que eu acredito que facilitariam a vida de muita galera, e fariam as pessoas muito mais felizes. Bom, pelo menos eu curtiria.
1ª - Diminuir a carga horária média de trabalho brasileira de 40 horas semanais para 30. E eu não digo isso por vagabundagem. Na verdade, para esse fato ser possível, seria preciso gerar mais aproximadamente 33% de empregos do número de empregos existentes atualmente (não sei se isso acabaria com o desemprego no país, mas com certeza ajudaria bastante), e consequentemente a diminuição da criminalidade, das pessoas passando fome, e outras tretas sociais em geral. Trabalhando menos, as pessoas teriam mais tempo para curtir a vida, mais tempo para estudar, desenvolver seus dotes artísticos, passar mais tempo com suas famílias, educar melhor seus filhos, enfim, todo mundo sairia ganhando. Talvez individualmente as pessoas seriam um pouco prejudicadas financeiramente por trabalharem menos, ou talvez não, pois trabalhando apenas 6 horas por dia as pessoas poderiam trabalhar mais dispostas, produzindo mais, e com mais mão de obra no país, o país produziria e exportaria muito mais, gerando mais capital para o país. Na verdade essa idéia não foi minha, eu vi o João Gordo falando sobre isso na tv uma vez... eu só dei uma adaptada hehe não sou muito fã do cara, mas nessa idéia eu achei que ele mandou bem.
2ª - Essa segunda sugestão é minha mesmo, e apesar dela ser um pouco mais complexa e exigir mais tempo do que a primeira, seus resultados esperados são muito melhores. Desde a época da revolução industrial, cada vez mais o trabalho humano vem sendo substituído por computadores e máquinas. Muitos se preocupam, porque isso aumenta cada vez mais o número de desempregados no mundo, apesar dessas máquinas e computadores facilitarem mil vezes mais as nossas vidas. Eu acho que ao invés de perdermos tempo se preocupando com isso, nós devemos é pensar em um jeito de todos nos beneficiarmos com isso. Se os computadores vêm substituindo nosso trabalho cada vez mais, por que nós não podemos evoluir a um ponto que eles substituam integralmente nosso trabalho em todos setores possíveis? O que eu quero dizer é que o mundo deveria investir muito mais nos ramos da tecnologia, informática, robótica, para que chegue um dia que o mundo esteja tão evoluído nesse sentido que ninguém mais precise trabalhar manualmente, porque robôs fariam todo o trabalho para a gente. Imagine só um mundo em que ninguém precisa trabalhar porque todos recursos necessários para nossa sobrevivência estaria sendo produzido a todo momento sem precisarmos fazer nada... eu não quero nem imaginar, deve ser muita regalia. Na verdade, isso seria legal até os robôs criarem consciência própria, se rebelarem contra a gente e dominarem o mundo, mas até lá, a gente poderia curtir muito ainda ;D
terça-feira, 22 de julho de 2008
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Meu bem, meu bem, e é por isso que o raimundos nunca vai se acabar!!
Cara.. como eu gostaria de ser uns 5 anos mais velho... não porque eu queria ser um tiozão de 26 anos já, por esse lado ia ser foda, mas pelo menos eu poderia ter começado a curtir Raimundos desde o início de seu sucesso, em 1995 mais ou menos, não no início de sua separação, em 2001, quando o Roldolfão anunciou sua saída da banda. Digo isso porque nesse último sábado eu fui em um show do Raimundos pela primeira vez na minha vida, realizando um dos meus maiores sonhos desde que eu comecei a curtir de verdade música em geral. Apesar de eu ter curtido pra caralho esse show, por vários motivos (por eu considerar até hoje o Raimundos a melhor banda de rock nacional que já existiu no Brasil, por tudo que o raimundos significou na minha adolescência, como eu cresci idolatrando esses caras, etc) esse show me levou a algumas conclusões. Musicalmente eu não tenho nada do que reclamar, os caras ainda mandam muito bem. Porém, eu comecei a imaginar como que seria ouvir essas mesmas músicas que eles tocaram, em um show na década de 90, com quatro fanfarrões no palco, cheios de atitude, energia, motivação, o rodolfo com os dreads pulando e agitando a galera, o digão destruindo na guitarra, e o canisso e fred sussegadinhos, mas apavorando também... daí eu comparei com o show desse sábado, em que eu vi um cara que eu nem imaginava quem era tocando batera, um gordinho careca e simpático gritando “eu quero ver o ocoooo” e um tiozão de 40 anos com cara de puto tocando baixo e fazendo backvocais bonitinhos (como o uhuhuhuuu de “aquela”)... pô, tem algumas coisas que simplesmente não combinam né... Por causa desse tipo de coisa que eu fiquei triste, por eu saber que eu nunca poderei vivenciar um show daquela banda que eu comecei a curtir a 8 anos atrás, e curto até hoje, já que o Raimundos nunca mais vai ser o mesmo, principalmente porque as drogas já corroeram o cérebro do Rodolfo de uma forma tão grande que a igreja conseguiu fazer o cara acreditar que ele nunca foi feliz na época do Raimundos, mas agora que ele dedica todo seu tempo e grana à igreja, ele é feliz... pfff e o foda é que o cara é insubstituível né. Além disso, eu percebi que além de eu não poder curtir aquela banda, eu descobri que tem outra banda que eu acho que eu nunca vou ver tocar ao vivo também. O Raimundos. Só que o raimundos de 2001 pra cá. Para quem não sabe, depois da separação e reconciliação da banda, os caras lançaram mais dois cds e meio, com músicas de ótima qualidade. Inclusive, eu conheço pessoas que preferem essas músicas do que as da fase antiga. Apesar disso, nesse show que eu fui, os caras não tocaram uma música sequer da fase nova, provalmente porque não fizeram tanto sucesso quanto as antigas. Ou seja, a única coisa que eu vi foi um “raimundos das antigas cover”. Se eu quisesse ouvir uma banda de tiozões tocando covers d músicas que fizeram sucesso há dez anos atrás, só pela grana, eu iria em uma festa de formatura ou algo assim... to zuando, essas bandas não tocam músicas tão roots quanto as do raimundos, mas a idéia acho que é praticamente a mesma né. Como o Rodolfo disse na época que ele saiu do Raimundos “quando tocar deixa de ser uma diversão, e passa a ser seu trabalho, é hora de você rever seus conceitos”, não foi exatamente isso que ele disse, mas era algo parecido. De qualquer modo, isso me levou a crer que os caras só estão nessa ainda, pela grana, como a maioria das bandas que tocam ou começam a tocar por ai nessa farsa comercial que o rock nacional virou hoje em dia. Tá cada vez mais difícil hoje em dia vermos nascer uma banda que toca pelos mesmos princípios das bandas de rock das antigas, seja pela diversão, pra se dar bem com garotas, pela crença de que com um microfone você tem a capacidade de alterar de alguma forma a consciência social, de fazer alguma diferença no mundo, etc... Acho que bandas de rock famosas deviam ganhar menos grana do que elas ganham hoje em dia, não porque eu ache que elas não merecem o que ganham, mas pelo menos a molecada não ia entrar nessa pela grana. a molecada que sonha em ficar rica que estude pra passar em medicina, direito, sei lá, só não me monte uma banda de rock pra isso. Mas voltando ao assunto raimundos, apesar dessas decepções, eu ainda sou o maior fã dos caras (apesar do digão ter me ignorado quando eu falei isso pra ele depois do show, quando ele tava tentando se dar bem lá na baladinha... hahaha foi cuzão, mas tudo bem, acho que eu também me ignoraria se eu tivesse no lugar dele) porque é indiscutível a influência que os caras tiveram na minha vida, não só no sentido musical. Os caras foram praticamente minha porta de entrada para o mundo do rock, e consequentemente, indiretamente responsáveis pelo cara que eu sou atualmente, um cara que só se fode por seguir os próprios princípios, mas apesar disso, se sente um cara muito mais feliz. Valeu Raimundoooosss!!!
Assinar:
Postagens (Atom)