terça-feira, 22 de julho de 2008

“E mesmo que seja fácil ser livre, qual a sua definição de liberdade?” (Fat Mike)

Se trabalhar 40 horas por semana em um trabalho que você odeia para poder pagar suas contas no fim do mês e viver apressado e cansado por causa de horários estipulados à sua vida se encaixam na sua definição de liberdade, então eu acho que eu sou um cara muito livre. Ultimamente eu não consigo passar uma hora sequer pensando em outras coisas que eu gostaria de estar fazendo ao invés de estar nesse escritório, ou sem contar quantas horas e minutos faltam para eu poder ir embora. Pensando nesse tipo de coisa, eu pensei em duas soluções que eu acredito que facilitariam a vida de muita galera, e fariam as pessoas muito mais felizes. Bom, pelo menos eu curtiria.
1ª - Diminuir a carga horária média de trabalho brasileira de 40 horas semanais para 30. E eu não digo isso por vagabundagem. Na verdade, para esse fato ser possível, seria preciso gerar mais aproximadamente 33% de empregos do número de empregos existentes atualmente (não sei se isso acabaria com o desemprego no país, mas com certeza ajudaria bastante), e consequentemente a diminuição da criminalidade, das pessoas passando fome, e outras tretas sociais em geral. Trabalhando menos, as pessoas teriam mais tempo para curtir a vida, mais tempo para estudar, desenvolver seus dotes artísticos, passar mais tempo com suas famílias, educar melhor seus filhos, enfim, todo mundo sairia ganhando. Talvez individualmente as pessoas seriam um pouco prejudicadas financeiramente por trabalharem menos, ou talvez não, pois trabalhando apenas 6 horas por dia as pessoas poderiam trabalhar mais dispostas, produzindo mais, e com mais mão de obra no país, o país produziria e exportaria muito mais, gerando mais capital para o país. Na verdade essa idéia não foi minha, eu vi o João Gordo falando sobre isso na tv uma vez... eu só dei uma adaptada hehe não sou muito fã do cara, mas nessa idéia eu achei que ele mandou bem.
2ª - Essa segunda sugestão é minha mesmo, e apesar dela ser um pouco mais complexa e exigir mais tempo do que a primeira, seus resultados esperados são muito melhores. Desde a época da revolução industrial, cada vez mais o trabalho humano vem sendo substituído por computadores e máquinas. Muitos se preocupam, porque isso aumenta cada vez mais o número de desempregados no mundo, apesar dessas máquinas e computadores facilitarem mil vezes mais as nossas vidas. Eu acho que ao invés de perdermos tempo se preocupando com isso, nós devemos é pensar em um jeito de todos nos beneficiarmos com isso. Se os computadores vêm substituindo nosso trabalho cada vez mais, por que nós não podemos evoluir a um ponto que eles substituam integralmente nosso trabalho em todos setores possíveis? O que eu quero dizer é que o mundo deveria investir muito mais nos ramos da tecnologia, informática, robótica, para que chegue um dia que o mundo esteja tão evoluído nesse sentido que ninguém mais precise trabalhar manualmente, porque robôs fariam todo o trabalho para a gente. Imagine só um mundo em que ninguém precisa trabalhar porque todos recursos necessários para nossa sobrevivência estaria sendo produzido a todo momento sem precisarmos fazer nada... eu não quero nem imaginar, deve ser muita regalia. Na verdade, isso seria legal até os robôs criarem consciência própria, se rebelarem contra a gente e dominarem o mundo, mas até lá, a gente poderia curtir muito ainda ;D

Nenhum comentário: